COMO MELHORAR A QUALIDADE DE VIDA DE QUEM TEM BRUXISMO?


Comum em cerca de 30% da população mundial segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o bruxismo é o hábito de ranger ou apertar os dentes durante o sono, o que gera dores e desconforto para quem sofre com o problema, além de poder gerar sérios danos no esmalte e estrutura dos dentes em médio e longo prazo. Até então o tratamento mais indicado eram as placas rígidas para evitar o desgaste dentário. Vamos entender agora as reais causas e entender as melhores formas de tratar o bruxismo na sua causa mais básica: a respiração bucal.

 

CAUSAS

Não há novidade em se falar que as principais causas do bruxismo estão relacionadas ao estresse emocional ou físico e com nossa rotina diária cada vez mais acelerada e estressante, o bruxismo acaba se tornando mais facilmente presente na vida das pessoas. Com incidência maior em mulheres que em homens e sem relação direta com a faixa etária, a frequência e a severidade do bruxismo estão altamente associadas aos níveis de ansiedade. Para reduzir o desgaste dos dentes e as dores craniofaciais de forma mais imediata, os cirurgiões-dentistas optam por placas de mordida para uso durante a noite. Este tratamento, no entanto, é paliativo, servindo apenas como uma proteção para os dentes que estão sendo desgastados, e não agindo diretamente na causa fisiológica do bruxismo.

Entretanto, outra causa até então pouco falada é a respiração bucal. Associada ao estresse emocional e físico, a respiração bucal é causa latente do bruxismo: ao respirar pela boca, esta fica mais seca (com menos saliva) e nosso corpo faz o apertamento dos dentes e o bruxismo para pressionar as glândulas salivares e liberar mais saliva , umedecendo novamente a boca, ou seja, a respiração bucal é a causa direta do bruxismo. O estresse emocional, em contrapartida, diminui ainda mais o fluxo de saliva na boca, piorando o quadro de bruxismo.

 

DANOS

Os danos causados pelo bruxismo vão desde o desgaste anormal dos dentes e de seu esmalte, podendo provocar amolecimento, quebras e até fissuras em alguns casos além as fortes dores de cabeça, podendo atingir também o rosto, o pescoço, o ouvido e os ombros. Os distúrbios da articulação temporomandibular (DTMs) também podem estar relacionados com o bruxismo, e a ATM pode apresentar estalos, travamento, restringir a abertura da boca e desviar para o lado ao abrir e fechar a boca.

Os desgastes dentários provocados pelo bruxismo precisam ser corrigidos com a reconstrução completa dos dentes, por isso quanto mais tempo sem o tratamento correto do bruxismo, maiores serão os desgastes dentários e mais complexa se tornará a reconstrução do sorriso.

Página Tratamentos
Telefone:

WhatsApp:

(19)991383618

Horário de funcionamento:

Consultas presenciais e on-line. 

Acompanhe nossas redes sociais:


Baixe agora mesmo o nosso ebook e conheça mais a nossa abordagem



© Copyright 2024 - Dr Daniel De Assis Odontologia Biológica e Ortomolecular - by Santarosa Web Designer - All Rights Reserved