DISTÚRBIOS RESPIRATÓRIOS DO SONO NA INFÂNCIA


Cada vez mais, torna-se evidente que as causas dos distúrbios respiratórios do sono (DRS) começam a se desenvolver durante a infância. Se essas causas não forem controladas, os distúrbios respiratórios do sono de uma criança podem resultar em uma variedade de distúrbios infantis, que variam de adenoides e amígdalas aumentadas a dificuldades de aprendizagem e até problemas comportamentais.

Os distúrbios respiratórios do sono na infância podem afetar significativamente o desenvolvimento da face, dos maxilares e dos dentes e, se não tratados, podem levar a sérios problemas de saúde na vida adulta. Concentrando-se no tratamento das vias respiratórias superiores comprometidas e da disfunção neuromuscular que causam os distúrbios respiratórios do sono estaremos garantindo que complicações de saúde prolongadas sejam evitadas.

Evitar um diagnóstico tardio começa com o rastreamento e a detecção precoce. Os transtornos respiratórios relacionados ao sono em crianças podem surgir a partir de uma variedade de causas, mas geralmente surgem da respiração bucal crônica. Quando uma criança respira pela boca, a língua descerá do palato (“céu da boca”) e a mandíbula se deslocará para baixo e para trás, levando a língua com ela. A postura da língua e a função incorreta dos músculos orais levam ao crescimento e desenvolvimento deficientes dos maxilares, com maxilares estreitos e dentes apinhados.

Como todo o complexo craniofacial não se desenvolve para frente, o estreitamento progressivo das vias aéreas a partir da base da língua faz com que a cabeça se posicione para frente para abrir a via aérea superior. Pesquisas recentes mostraram potenciais compensações em todo o restante da coluna, o que pode levar a alterações na postura e, muitas vezes, as crianças com esses problemas desenvolverão uma postura anterior da cabeça.

Juntamente com os efeitos acima mencionados no corpo, os distúrbios respiratórios do sono (DRS) têm sido consistentemente ligados ao ronco, à diminuição do desenvolvimento cognitivo, a problemas comportamentais e transtornos de déficit de atenção (DDA e TDAH) em crianças. A medicina também adverte que os últimos estágios dos DRS podem levar a consequências potencialmente fatais se não forem tratados. Em essência, esse é um problema respiratório que se manifesta no sono e nos distúrbios da Articulação Temporomandibular (ATM), que variam em gravidade.

De fato, “a preocupação mais recente com a capacidade das vias respiratórias superiores parece exigir um estudo em um estágio mais precoce. A idade de 5 anos tem sido sugerida, porém, nesta fase, o rosto já atingiu a maior parte da sua proporção adulta.” (Robert R. Rogers, 2006).

Estudos já mostraram que os Distúrbios Respiratórios do Sono em crianças são altamente prevalentes e devem ser detectados mais cedo, a partir dos 3 anos de idade, com exames de rotina conduzidos pelo médico ou cirurgião-dentista.

“Sabe-se que a apneia obstrutiva do sono não tratada pode resultar em morbidade grave e mortalidade, principalmente em virtude de doenças cardiovasculares e acidentes de trânsito. Há indícios que crianças com apneia obstrutiva do sono apresentam dificuldades de aprendizagem, problemas comportamentais, déficit de atenção, disfunção de hiperatividade e depressão.” (Am J Orthod Dentofacial Orthop, 2015).

Página Tratamentos
Telefone:

WhatsApp:

(19)991383618

Horário de funcionamento:

Consultas presenciais e on-line. 

Acompanhe nossas redes sociais:


Baixe agora mesmo o nosso ebook e conheça mais a nossa abordagem



© Copyright 2024 - Dr Daniel De Assis Odontologia Biológica e Ortomolecular - by Santarosa Web Designer - All Rights Reserved