A ATM (articulação temporomandibular) é a articulação onde a mandíbula se junta ao osso temporal do crânio. Cada vez que uma pessoa mastiga, fala e engole, a articulação se move. É, portanto, uma das articulações mais utilizadas do corpo.
Você pode localizar a ATM e senti-la funcionando pressionando com as pontas dos dedos a parte à frente de cada orelha, e abrindo e fechando totalmente a boca. Você também pode sentir a ATM em movimento colocando as pontas dos seus dedos mínimos no canal auditivo (com a unha para trás), e em seguida, pressionando para frente enquanto abre e fecha a mandíbula. Caso você tenha disfunção da ATM, este exercício pode ser doloroso. A maioria dos sintomas, no entanto, estão localizados longe da ATM.
DTM é a sigla para Disfunção Temporo Mandibular. A DTM é caracterizada por dor e mobilidade comprometida da articulação da mandíbula (a ATM) e dos músculos da face, cabeça, pescoço e ombros.
A Articulação Temporomandibular (ATM) funciona como uma dobradiça que liga a mandíbula ao crânio. Esta disfunção pode causar dor e desconforto.
A disfunção da articulação temporomandibular (DTM) pode ser causada por diversos problemas diferentes (traumas (tipo pancada, acidente, etc), microtraumas (como bruxismo/apertamento), ansiedade, depressão, doenças sistêmicas ou locais, fatores genéticos), mas a maioria dos problemas da articulação temporomandibular está associada à respiração bucal e a maus hábitos miofuncionais, favorecendo o aparecimento de desequilíbrios das forças musculares que afetam a articulação. A falta de dentes e contatos muito fortes entre os dentes estão diretamente envolvidos. Apenas atuando nessas causas que o tratamento poderá ser efetivo.
Dor e estalo dos maxilares, dores de cabeça, dor e zumbido no ouvido, dores no pescoço e costas, dificuldade de mastigar são os sintomas mais comuns.
- Você já fez tratamento pra DTM e as dores voltaram?
- O profissional receitou remédios?
- Foi sugerida a possibilidade de cirurgia?
- Continua com dores de cabeça e na ATM e percebeu que isso tudo é paliativo?
- Já acorda com dores e está cansado(a) de sentir dor o dia inteiro?
Muito provável que os profissionais que você consultou não eram da Odontologia Miofuncional.
Se você quer resolver isso de verdade, leia abaixo e entenda o porquê você ainda não teve solução:
Para DTM, geralmente o tratamento indicado é a tradicional placa de acrílico, que, inicialmente pode até aliviar as dores, mas em muitos casos, o paciente volta a senti-las, acompanhadas de estalos e dificuldades em abrir e fechar a boca, assim como dores de cabeça e pescoço.
Sendo assim, a placa acaba depois apenas exercendo a função de descomprimir as articulações, impedir de desgastar ou fraturar dentes, restaurações e próteses. A placa se desgasta, e aí o paciente volta ao cirurgião-dentista e ele entrega uma nova, e os fatores causadores da DTM não são tratados, continuam da mesma forma, fazendo você ter as mesmas dores e incômodos que permanecem até hoje.
Com a Odontologia Miofuncional, você tem um diagnóstico mais profundo, onde o cirurgião-dentista investiga o que faz você ter dores nas articulações (ATM), e atua diretamente nisso.
O tratamento utiliza de recursos e aparelhos miofuncionais que limitam os movimentos do bruxismo e do apertamento, e descomprimem as articulações, aliviando suas dores, não apenas nas articulações, mas também alivia dores musculares de cabeça, pescoço e ombros. Dessa forma você dorme melhor e acorda sem dores. A melhora é gradativa. E, o mais gratificante, receber um tratamento que te livra dos fortes medicamentos.