RECONSTRUINDO OS DENTES COM PRÓTESES E RESTAURAÇÕES


Não é fácil para ninguém quando um dente que antes estava tudo bem de repente se “quebra” na boca, ou quando se perdeu algum dente que fará muita falta. Por isso as próteses dentárias e restaurações de dentes são essenciais para que possamos devolver saúde e estética ao sorriso.

Em muitos casos, onde o que se perdeu da estrutura do dente não é muito extenso, ou se deseja melhorar o formato, cor e estética do sorriso, as restaurações com resina são a melhor alternativa de reconstruir o dente, pois é possível serem realizadas diretamente na boca em uma única sessão. Nesses casos entram as chamadas facetas e lentes de contato, onde conseguimos através de restaurações estéticas criar sorrisos lindos, transformando o formato e a cor dos dentes da frente, sem a necessidade de desgastes nos dentes originais, na maioria das vezes. A diferença entre facetas e lentes de contato é apenas a sua espessura, onde as lentes de contato modificam o formato e corrigem desgastes do dente, e as facetas, por serem mais espessas, também possibilitam modificar a cor.

No entanto, quando a maior parte da estrutura do dente foi perdida, ou toda a coroa, as restaurações indiretas (realizadas fora da boca) são a melhor alternativa. Hoje em dia as próteses (coroas) de porcelana pura são a melhor forma de devolver o formato correto e a estética aos dentes com grande destruição.  As próteses estéticas de porcelana pura se adaptam perfeitamente ao dente na boca, sendo coladas no local, e sem o uso de nenhuma estrutura de metal. Dentes da cor natural.

Além das próteses sobre dentes, também temos as próteses sobre implantes, podendo ser sobre um ou mais implantes, sempre com o objetivo de devolver ao rosto um sorriso perfeito. E quando não é possível a colocação de implantes, temos também como opções as próteses removíveis, que são uma opção para as pessoas que não têm implantes.

 

A RELAÇÃO DO TAMANHO DOS DENTES COM A GENGIVA: ISSO INTERFERE NA RECONSTRUÇÃO DO SORRISO?

 Um sorriso bonito deve ficar bem em um rosto também bonito. Por isso, antes de reconstruirmos o sorriso com próteses e restaurações dos dentes, devemos planejar qual é o melhor tamanho e formato de dentes para o rosto da pessoa. Para isso, podemos dispor de fotografias e desenhos digitais do novo sorriso (DSD). Também podemos fazer simulações e realizar modelos de estudo e planejamento em laboratório para fazermos um teste do novo sorriso na boca (test-drive). Tudo pode ser cuidadosamente planejado antes de se fazer a restauração final na boca.

Algumas pessoas têm dentes mais curtos que o normal, o que expõe parte da gengiva ao sorrir. Nesses casos é necessária uma plástica da gengiva (gengivoplastia), uma cirurgia estética, expondo mais a parte do dente que está escondida por debaixo. Para que tanto o tamanho quanto o formato dos dentes fiquem mais naturais, podemos em seguida realizar as reconstruções desses dentes com resinas ou porcelanas, para que o sorriso fique ainda mais bonito.

 Uma outra situação que pode ocorrer é o dente ser longo demais. É uma situação onde a gengiva se afastou do dente e expôs a raiz. A raiz exposta na boca pode ser alvo de dolorosas sensibilidades e desgastes. Geralmente o afastamento da gengiva (retração) ocorre devido à descarga de forças oclusais (devido a desequilíbrio das forças musculares) nestes dentes, gerando inclusive desgastes nas raízes expostas. Ao contrário do que se pensava, a escovação com força, ou o uso de escovas duras e no sentido horizontal, não tem maior influência nas retrações gengivais do que as forças oclusais desequilibradas dos dentes. Para resolver esse problema a melhor forma é recobrir novamente a raiz exposta do dente, puxando novamente a gengiva para o local, ou colocando-se um enxerto de gengiva. Dessa forma, todos os dentes podem ficar do mesmo tamanho e proporcionais ao sorriso da pessoa. No entanto, as forças musculares que geram bruxismo e desgastes necessitam ser equilibradas, e para isso as causas do bruxismo e dos desequilíbrios da musculatura necessitam ser tratadas através da Odontologia Miofuncional.

A falta de dentes, ou dentes quebrados e desgastados, pode interferir na sua mastigação e qualidade de vida. Quando todos os dentes não estão funcionando corretamente, a mastigação fica prejudicada, e consequentemente todo o processo de digestão também. E se a boca não está funcionando, cumprindo o seu papel da maneira correta, disfunções nas células, tecidos e órgãos podem ocorrer.

Página Tratamentos
Telefone:

WhatsApp:

(19)991383618

Horário de funcionamento:

Consultas presenciais e on-line. 

Acompanhe nossas redes sociais:


Baixe agora mesmo o nosso ebook e conheça mais a nossa abordagem



© Copyright 2024 - Dr Daniel De Assis Odontologia Biológica e Ortomolecular - by Santarosa Web Designer - All Rights Reserved