Estradiol é um hormônio esteroidal proveniente da conversão da testosterona, presente tanto em homens quanto nas mulheres. O estradiol é um importante hormônio relacionado a diversas coisas no corpo humano, e na mulher está relacionado com as características femininas e apresenta uma variação importante durante o ciclo menstrual. Nos homens o estradiol é muito importante também para a libido e a formação dos espermatozoides.
Estradiol atua na função de lubrificação de todas as mucosas do corpo, possui efeito ansiolítico, elimina a irritabilidade, regulando o humor, antidepressivo, reduz a sensibilidade à dor, otimiza as habilidades motoras que exigem refinamento e criatividade. Na boca, o estradiol está relacionado com a lubrificação da mucosa bucal e a saúde dos dentes e gengiva, reduzindo o risco de perda dental e a halitose. No corpo, o estradiol estimula a queima de gordura visceral, reduz a pressão arterial e o risco de doenças cardiovasculares, e aumenta os níveis de energia. Na pele mantém as concentrações fisiológicas de colágeno, preservando a firmeza e elasticidade da pele.
O estradiol tem uma ação direta na tireoide, atuando na formação da calcitonina. Quando não há calcitonina, também não há deposição de cálcio nos ossos, levando a um maior risco de calcificação em locais indesejados (tártaro nos dentes, cálculo nos rins e na vesícula, calcificações nas placas de ateroma, nódulos, etc). Por isso, a diminuição da produção de estradiol, que ocorre na menopausa, é um dos motivos pelos quais acontece a osteoporose. Nessa fase a mulher apresenta menos testosterona, e, portanto, menos estradiol, e isso altera todo o metabolismo ósseo, diminuindo a formação óssea e causando a osteoporose. O cálcio no corpo pode causar calcificações em vários outros lugares indesejados, e não ir para os ossos sem o auxílio dos hormônios.
Portanto, concluímos que é muito importante mantermos os nossos níveis hormonais em dia, para termos saúde. Não se deve jamais, em hipótese alguma, fazermos suplementação com cálcio, e sim utilizar vitaminas D, K2 e reposição dos hormônios com os hormônios bioidênticos. Essa sim é a maneira correta de tratar e prevenir a osteoporose.