EXAMES DE SANGUE E A SAÚDE, COMO INTERPRETAR?


Alguns exames de sangue são importantíssimos para sabermos como o nosso corpo está funcionando, e principalmente para sabermos se estamos com inflamação crônica em nosso organismo.

Não, não basta irmos ao médico e fazermos um hemograma e glicemia em jejum, TGO, TGP, colesterol, ureia e creatinina. Para sabermos se o nosso corpo está com inflamação crônica, e se nossas células estão com alguma disfunção, precisamos analisar os chamados marcadores inflamatórios. Os principais marcadores inflamatórios que devemos analisar num exame de sangue são: insulina, cortisol, hemoglobina glicada, proteína C reativa ultrassensível, triglicerídeos, ácido úrico, fibrinogênio e homocisteína. E também é indispensável analisarmos os níveis dos hormônios, testosterona, estradiol, estriol, progesterona, hormônios da tireoide, vitamina D. São exames básicos para analisarmos a saúde.

Como devemos interpretar os resultados dos exames de sangue? Basta olharmos os valores de referência do laboratório? Se o nosso resultado estiver dentro dos valores de referência está tudo bem, seria isso? Não é assim que costumamos pensar? Por exemplo, nos valores de referência da 25-hidróxi-vitamina D3 está escrito que valores entre 20ng/ml e 100ng/ml são considerados ideais, e valores acima de 100ng//ml são tóxicos. Agora pense comigo, vitamina D é algo bom ou ruim no nosso corpo? Sabemos que o hormônio D está associado com dezenas de funções em nosso corpo, portanto é desejável que seus níveis estejam baixos ou altos? Se os valores da referência estão entre 20 e 100, eu posso considerar que eu estou bem quando a minha vitamina D está com o valor de 21ng/ml, por exemplo? Um valor próximo do mínimo pode ser considerado saúde? Agora imagine os valores de referência da insulina, que variam de 1,7mU/L a 31mU/L.  Se eu tiver uma insulina de 29,9mU/L eu posso considerar que meu corpo está saudável? Basta estar dentro dos valores de referência do laboratório? Uma pessoa com insulina 2,0mU/L tem a mesma saúde que uma pessoa com insulina 29,9mU/L? São coisas para nos fazer pensar, não é verdade?

O fato é que na verdade é muito simples interpretarmos os nossos exames de sangue: se são coisas boas, coisas que o meu organismo precisa para funcionar, como os hormônios, é óbvio que queremos que os valores estejam altos, próximos dos valores máximos da referência, você concorda? E se for um marcador de inflamação o desejável é que o valor esteja alto ou baixo no meu sangue? Obviamente marcadores inflamatórios desejamos que estejam em um nível o mais baixo possível. Portanto, agora ficou fácil entendermos que, para estarmos saudáveis, de acordo com o exemplo que demos, nossa vitamina D precisa estar o mais próximo possível de 100ng/ml, ou além, e nossa insulina deve estar na faixa de 2,0mU/L. Estes são exemplos para ilustrarmos o que na verdade é importante analisarmos em um exame de sangue com o objetivo de tratarmos a saúde. O que importa para termos saúde não é estarmos dentro dos valores normais da referência, mas sim estarmos dentro dos valores ótimos de uma pessoa saudável.

Página Tratamentos
Telefone:

WhatsApp:

(19)991383618

Horário de funcionamento:

Consultas presenciais e on-line. 

Acompanhe nossas redes sociais:


Baixe agora mesmo o nosso ebook e conheça mais a nossa abordagem



© Copyright 2024 - Dr Daniel De Assis Odontologia Biológica e Ortomolecular - by Santarosa Web Designer - All Rights Reserved