O QUE CAUSA PROBLEMAS ORTODÔNTICOS?
A maioria das crianças hoje tem dentes tortos, o que fica evidente entre os 3 a 5 anos de idade e é frequentemente atribuído a fatores hereditários. No entanto, em vez de culpar a genética por dentes tortos e pelo desenvolvimento deficiente dos maxilares, a pesquisa moderna possui evidências que apontam para outras causas. Respiração bucal, posicionamento incorreto da língua, deglutição atípica, chupar o dedo, chupar chupeta, conhecidos como maus hábitos miofuncionais, são as causas reais da maloclusão e do crescimento craniofacial deficiente.
O QUE É A ODONTOLOGIA MIOFUNCIONAL?
Sabemos que as melhores técnicas para alinhamento dentário são: o uso da ortodontia fixa, onde através de forças mecânicas com bráquetes e fios, levamos os dentes a uma posição esperada, e ainda mais recentemente o uso de alinhadores invisíveis (Invisalign). Em contrapartida, sabemos também que estas técnicas, ainda que excelentes em alinhar os dentes, não tratam a causa raiz do problema, ou seja, não corrigem as disfunções que efetivamente apinham e entortam os dentes, causando as maloclusões. A Odontologia Miofuncional veio na contramão do olhar apenas para o alinhamento dentário, buscando resolver as causas reais dos apinhamentos dentários e maloclusões, através de um sistema que engloba exercícios miofuncionais e o uso de aparelhos removíveis no tratamento das disfunções musculares.
LIMITAÇÕES DO TRATAMENTO ORTODÔNTICO TRADICIONAL
Muitas vezes acontece de alguém finalizar um tratamento ortodôntico, porém algum tempo depois de retirar o aparelho os dentes acabam voltando. Isso é uma coisa comum de acontecer, mas o que podemos fazer hoje para evitar as recidivas e o apinhamento dos dentes ou maloclusões?
A Ortodontia agora reconhece que, embora os bráquetes possam alinhar efetivamente os dentes, a manutenção desse alinhamento requer contenções permanentes para a vida toda. Além disso, as pesquisas descobriram que o dano às raízes dos dentes (reabsorção radicular) ocorre em praticamente todos os casos (American Journal of Orthodontics, maio de 2011). Os pais estão questionando cada vez mais a eficácia e a segurança do tratamento ortodôntico com bráquetes.
Costumamos atacar a relação de CAUSA e EFEITO do lado errado – atacamos o efeito! Corrigimos a posição dos dentes com aparelhos, porém não removemos a causa que levou ao mau posicionamento desses dentes. Porém, atacando do lado correto, a CAUSA, resolveremos definitivamente as alterações, e os dentes não voltarão à posição incorreta.
“Você começa o tratamento quando descobre os maus hábitos orais que criarão problemas e aborda os hábitos, não os dentes.” (Dr Barry Raphael – Ortodontista (Clifton, Nova Jérsei, EUA)).
RECIDIVA - até 90% - A recidiva ocorre em até 90% dos casos quando as contenções são removidas. (Little, R, et al. Vol 93, Issue 5, American Journal of Orthodontics, May 1988).
CONTENÇÃO - para o resto da vida - A única maneira de garantir um alinhamento satisfatório continuado após o tratamento é pelo uso de aparelhos fixos ou removíveis por toda a vida. (Little, R, et al. Vol 93, Issue 5, American Journal of Orthodontics, May 1988).
DANO AO ESMALTE - Quando os bráquetes são removidos, a superfície do esmalte pode ficar permanentemente danificada. (Lovrov, S, et al. Vol 68, Issue 5, Journal of Orofacial Orthopedics, Sep 2007).
DANO RADICULAR - 100%. 100% dos casos podem esperar reabsorção radicular de até 4mm. (Darendeliler, A, et al. Vol 139, Issue 5, American Journal of Orthodontics, May 2011).
Sabe-se que os incisivos precisam de apenas 1,7 gramas de força para serem movimentados, ao passo que o lábio inferior é capaz de exercer de 100 a 300 gramas de força e a língua até 500 gramas de força. Assim fica evidente que, caso estes músculos não sejam treinados irão atuar negativamente nos arcos dentários, e causar recidivas, deixando o trabalho ortodôntico comprometido caso não haja uma contenção permanente.
TRATAR AS CAUSAS, E NÃO O EFEITO
Ao eliminarmos os maus hábitos miofuncionais e treinarmos os músculos orofaciais, estes serão a melhor contenção para os dentes, sendo que ao tratarmos os maus hábitos de forma precoce a possibilidade de não necessitar de ortodontia fixa cresce exponencialmente. Corrigir o mau hábito miofuncional e restabelecer a respiração nasal devem ser os focos do tratamento, o que permitirá que os dentes se alinhem corretamente sem a necessidade de bráquetes, melhorando também a saúde geral do indivíduo.
TRATAMENTO PRECOCE DAS MALOCLUSÕES
A deglutição atípica (hábito de colocar a língua no local incorreto para engolir) restringe o desenvolvimento maxilar e mandibular, causando apinhamento dos dentes. A respiração pela boca restringe o crescimento e o desenvolvimento corretos para frente, o que reduz o espaço para os dentes anteriores e o irrompimento do terceiro molar. A Odontologia Miofuncional traz um sistema que permite iniciar o tratamento de maloclusões de forma precoce e garantir mais do que um alinhamento dentário, também melhorar a saúde.
A principal preocupação do tratamento envolve a correção de maus hábitos miofuncionais. A correção precoce dos hábitos miofuncionais, em um indivíduo em crescimento, leva ao desenvolvimento craniofacial adequado, o que resulta em espaço adequado para os dentes em erupção e também facilita o alinhamento adequado dos dentes em sua posição natural. Além disso, são obtidas melhorias nas vias aéreas do paciente. O foco do cirurgião-dentista deve estar na correção da disfunção respiratória e disfunção dos músculos.
Caso uma criança respire pela boca durante o dia ou enquanto dorme à noite, a língua cai para o fundo da boca, o que resulta em problemas de desenvolvimento dos maxilares. Este desenvolvimento restrito limita o espaço disponível para dentes que irrompem e os impedem de nascer em sua posição natural ideal.
A Odontologia Miofuncional aborda as causas subjacentes da maloclusão e da disfunção das vias aéreas. O tratamento odontológico miofuncional corrige os hábitos, a expansão do arco e o alinhamento dos dentes em um sistema de tratamento global, ideal para o tratamento de crianças de 3 a 15 anos. O foco é nos fatores etiológicos que causam a maloclusão, visando corrigir os maus hábitos miofuncionais que afetam os dentes, os maxilares e o desenvolvimento facial, oferecendo aos pacientes uma solução mais natural.
Os objetivos do tratamento com a Odontologia Miofuncional são diferentes dos tratamentos ortodônticos convencionais. O tratamento miofuncional devolve a respiração funcional pelo nariz, o que posteriormente facilita a postura de repouso adequada dos músculos orofaciais e o uso funcional correto desses músculos.