Entre 2 e 5 anos ocorre a fase mais rápida do crescimento infantil e já podem aparecer sinais de dificuldade na mordida e falta de alinhamento dos primeiros dentes. As pesquisas mostram que essas complicações continuam nas fases seguintes do desenvolvimento e causam problemas ortodônticos que se tornam maiores com o desenvolvimento dos dentes permanentes.
Hábitos como chupar o dedo, usar a chupeta por muito tempo, empurrar os dentes com a língua e respirar pela boca (maus hábitos miofuncionais) causam um desenvolvimento incorreto dos maxilares e dentes tortos. Estes hábitos podem ser corrigidos, evitando a necessidade de tratamentos ortodônticos complexos quando todos os dentes permanentes estiverem presentes, entre 12 e 14 anos.
Os aparelhos miofuncionais aliados a exercícios não apenas alinham os dentes, como também tratam as causas dos dentes tortos, corrigindo os maus hábitos orais como a respiração pela boca, a língua que empurra os dentes e a forma de engolir. Posicionando corretamente a língua no maxilar superior, reeducam a musculatura oral, e exercem forças leves para alinhar os dentes.
Diferente do tratamento ortodôntico tradicional, o principal objetivo do tratamento miofuncional é fazer com que os dentes fiquem alinhados de forma natural durante a vida inteira, sem necessidade de aparelhos fixos e contenções. Tratar as causas dos dentes tortos também melhora a saúde geral e permite à criança alcançar seu máximo potencial genético.
Os objetivos do tratamento são:
- Manter os lábios juntos o tempo todo, exceto quando estiver conversando ou comendo;
- Respirar pelo nariz, ajudando no desenvolvimento das arcadas e proporcionando correção da mordida;
- Eliminar a atividade dos lábios durante a deglutição, permitindo o desenvolvimento correto dos dentes da frente;
- Melhorar o alinhamento dos dentes;
- Melhorar o desenvolvimento facial.