A ODONTOLOGIA MIOFUNCIONAL COMPARADA A OUTROS TRATAMENTOS


Os tratamentos tradicionais tratam, em sua grande maioria, de forma paliativa, ou seja, melhorando os sintomas por um momento, mas dessa forma, quando menos você espera, os sintomas voltam. Os tratamentos convencionais fazem parte da Medicina e da Odontologia do século passado, focadas na doença.

Imagine a seguinte situação: você tem uma pedra no sapato e por isso surgiu um problema no joelho. Você procura o médico e se queixa do joelho, o médico trata o problema do joelho e tudo fica bem. Depois de um tempo surge um problema no tornozelo, você volta ao médico e faz um tratamento e o tornozelo fica ótimo. O tempo vai passando e aparece um problema no quadril. Você volta novamente ao médico e ele trata a alteração do quadril e tudo fica bem. Passa mais um tempo e surge um outro problema na coluna e você tem que novamente voltar ao médico e tratar a doença. A pergunta é: em algum momento o médico viu que todos esses problemas apareceram por causa daquela pedra no sapato? Se ele simplesmente tivesse removido a CAUSA (retirado a pedra do sapato), teria ocorrido algum problema no joelho, no tornozelo, no quadril ou na coluna? Claro que não! Pois não haveria um motivo para isso!

No exemplo que demos acima, o tratamento convencional, do século passado, seria o mesmo que tratar o problema do joelho, mas não tirar a pedra do sapato, a qual foi a responsável pela alteração no joelho, no tornozelo, no quadril e na coluna. Ao tirarmos a pedra do sapato, estamos tratando a CAUSA, e não a doença. Tratando a causa das doenças proporcionamos mais saúde. TRATAMOS A SAÚDE para que não aconteça a doença. Essa é a Medicina e a Odontologia do século XXI.

Vejamos algumas diferenças entre a Odontologia miofuncional, a Odontologia do século XXI focada nas CAUSAS, e a Odontologia convencional:

Para bruxismo, apertamento e DTM, geralmente o tratamento indicado é a tradicional placa de acrílico, que, inicialmente pode até aliviar as dores, mas em muitos casos, o paciente continua rangendo/apertando, só que ao invés de ranger/apertar os dentes, range/aperta a placa. Sendo assim, a placa acaba depois apenas exercendo a função de impedir de desgastar ou fraturar dentes, restaurações e próteses. A placa trinca, fratura, fura, aí o paciente volta ao cirurgião-dentista e ele faz uma nova.

Com a Odontologia Miofuncional, você tem um diagnóstico mais profundo, onde o dentista irá investigar o que faz você ranger/apertar os dentes ou ter dores nas articulações (ATM), e atuar diretamente nisso. E dessa forma, também escolher o aparelho miofuncional mais adequado para o seu caso. 

Os aparelhos miofuncionais limitam os movimentos do bruxismo e do apertamento, e descomprimem as articulações, aliviando suas dores, não apenas nas articulações, mas também alivia dores musculares de cabeça, pescoço e ombros. Dessa forma você dorme melhor e acorda sem dores.

Para o ronco e apneia, o tratamento tradicional é o CPAP ( sigla em inglês para Pressão Positiva Contínua nas vias Aéreas), ou seja, um aparelho que utiliza uma máscara que injeta ar sob pressão para dentro das vias aéreas, enquanto a pessoa dorme. Existe também o Aparelho Intra Oral (AIO) rígido, que coloca a mandíbula mais para frente para aumentar a passagem de ar na garganta e o ronco/apneia não se manifestarem. E existem ainda algumas invenções meramente com finalidade comercial, como os dilatadores nasais e faixas para impedir que a boca fique aberta. Porém, todos estes artefatos têm efeito meramente paliativo, ou seja, tratam o SINTOMA e não a CAUSA. E, dessa forma, você fica dependente do uso do aparelho para não manifestar o ronco/apneia.

Através da Odontologia Miofuncional, no tratamento do ronco/apneia, o cirurgião-dentista vai, através de uma análise profunda, identificar os principais motivos do seu ronco/apneia, como a flacidez da língua, a respiração inadequada, a dieta, o formato dos seus maxilares e das suas arcadas, etc. Vai te apresentar um plano de tratamento com a melhora de todos esses aspectos e ainda associar o uso do aparelho miofuncional adequado para você, que vai tratar a respiração, o posicionamento correto de seus músculos e arcadas, tratando dessa forma as CAUSAS do ronco/apneia, e não simplesmente os sintomas. Não é simplesmente entregar um aparelho para você e dizer que, provavelmente, você precisará dele para sempre. As causam não tratadas podem piorar com o passar do tempo,  fazendo você cada vez mais dependente de aparelho e até de medicamentos.

Para o tratar dentes desalinhados, os tratamentos convencionais usam aparelhos fixos ou móveis, que corrigem a posição dos dentes e o sorriso, mas, mais uma vez, não trata os fatores que fizeram os seus dentes desalinharem, e, se você não usar um “aparelho de contenção” para sempre, seus dentes poderão desalinhar novamente.

Com a Odontologia Miofuncional, o cirurgião-dentista, além de alinhar os seus dentes, irá tratar a musculatura e a respiração que fizeram os seus dentes desalinharem e te ensinar a mantê-los alinhados para sempre, sem depender do uso de contenções para sempre.

Para o sucesso de todos esses tratamentos, tanto para bruxismo, apertamento, DTM, ronco, apneia e dentes desalinhados, você saberá a sua responsabilidade no processo de “cura”, você poderá entender como que, ao mesmo tempo que você apresenta o problema, você tem a solução nas suas mãos. Você passará por um processo de reeducação respiratória e muscular que determinará o sucesso do seu tratamento e lhe devolverá qualidade de vida e saúde.

Página Tratamentos
Telefone:

WhatsApp:

(19)991383618

Horário de funcionamento:

Consultas presenciais e on-line. 

Acompanhe nossas redes sociais:


Baixe agora mesmo o nosso ebook e conheça mais a nossa abordagem



© Copyright 2024 - Dr Daniel De Assis Odontologia Biológica e Ortomolecular - by Santarosa Web Designer - All Rights Reserved