O USO DE PLACAS PARA BRUXISMO NÃO TRATA AS CAUSAS


- Você já iniciou tratamento para bruxismo e não adiantou?

- A placa recomendada pelo cirurgião-dentista rachou?

- É sempre o mesmo discurso?

- Você ainda ouve que vai ter que usar a placa pra sempre?

Simples, nenhum profissional investigou e tratou as causas do seu bruxismo...

Leia abaixo e entenda o porquê isso acontece com você:

O bruxismo é um distúrbio respiratório do sono (DRS), caracterizado pelo ato inconsciente de apertar ou ranger os dentes constantemente, principalmente à noite e, por isso, é também conhecido como bruxismo noturno. O ato de apertar os dentes, ou APERTAMENTO, é chamado de Bruxismo cêntrico e o ato de ranger os dentes, ou BRUXISMO, é chamado de Bruxismo excêntrico. Como consequência dessa situação, é possível que a pessoa tenha dor nas articulações da mandíbula (ATM: Articulação Temporomandibular), dentes desgastados e dor de cabeça ao acordar.

O bruxismo pode piorar devido a fatores psicológicos como estresse e ansiedade, pois isso também altera a respiração. É importante que as causas do bruxismo sejam identificadas para que o tratamento seja mais eficaz. O consumo excessivo de alimentos industrializados, cafeína, álcool, fumo ou o uso frequente de drogas também pode aumentar a frequência do bruxismo, tanto durante o dia quanto durante a noite.

Os sintomas de bruxismo normalmente são percebidos quando a pessoa acorda, pois, devido ao apertar ou ranger constante dos dentes, os músculos do rosto podem ficar doloridos. Além disso, outros sintomas de bruxismo são: desgaste da superfície dos dentes; amolecimento dos dentes; dor nas articulações da mandíbula; dores de cabeça ao acordar; cansaço diurno, pois a qualidade do sono é diminuída.

Caso o bruxismo não seja identificado e tratado, pode haver desenvolvimento de problemas que envolvam o funcionamento da ATM, que é a articulação que liga a mandíbula ao crânio. Esses problemas são conhecidos como DTM (Disfunção Temporomandibular). O bruxismo também é bastante comum em crianças, portanto, merece a mesma atenção e tratamento.

Geralmente, o tratamento indicado é a tradicional placa de acrílico, que, inicialmente pode até aliviar as dores, mas em muitos casos, o paciente continua rangendo/apertando, só que ao invés de ranger/apertar os dentes, range/aperta a placa. Sendo assim, a placa acaba depois apenas exercendo a função de impedir de desgastar ou fraturar dentes, restaurações e próteses. A placa trinca, fratura, fura, aí o paciente volta ao cirurgião-dentista e ele entrega uma idêntica, que continuará exercendo as mesmas funções.

Com a Odontologia Miofuncional, você tem um diagnóstico mais profundo e um tratamento diferenciado e mais adequado, onde o cirurgião-dentista investiga o que faz você ranger/apertar os dentes, e atua diretamente nisso. O tratamento odontológico miofuncional é mais abrangente, tratando todos os aspectos que causam o bruxismo. O tratamento se utiliza de recursos e aparelhos miofuncionais que limitam os movimentos do bruxismo e do apertamento, e descomprimem as articulações, aliviando suas dores, não apenas nas articulações, mas também alivia dores musculares de cabeça, pescoço e ombros. Dessa forma você dorme melhor e acorda sem dores.

Página Tratamentos
Telefone:

WhatsApp:

(19)991383618

Horário de funcionamento:

Consultas presenciais e on-line. 

Acompanhe nossas redes sociais:


Baixe agora mesmo o nosso ebook e conheça mais a nossa abordagem



© Copyright 2024 - Dr Daniel De Assis Odontologia Biológica e Ortomolecular - by Santarosa Web Designer - All Rights Reserved