HORMÔNIOS BIOIDÊNTICOS


Os hormônios bioidênticos são iguais aos que o nosso corpo produz, sendo muito úteis para repormos esse importante combustível quando existe alguma deficiência em nosso organismo.

A terapia de reposição hormonal foi idealizada para nos devolver a vida que perdemos quando os níveis dos nossos hormônios diminuíram. A reposição desses hormônios deve ser sempre realizada com os chamados HORMÔNIOS BIOIDÊNTICOS.

E o que são hormônios bioidênticos? São hormônios que foram desenvolvidos com as mesmas fórmulas e características dos nossos hormônios naturais, simplesmente repondo os nossos níveis hormonais à medida que estes diminuem ou estão com algum desequilíbrio. Não podemos de forma alguma confundir os hormônios bioidênticos com os hormônios sintéticos (criados pela indústria farmacêutica), e que, no entanto, nem são hormônios verdadeiros, mas são apenas similares.  O nosso corpo não produz hormônios sintéticos. Um exemplo disso são os anticoncepcionais, que são uma substância estranha ao nosso organismo, produzindo diversos efeitos colaterais, pois nosso organismo não reconhece o que ele não produz. Você quer alguns exemplos? Nosso corpo produz estradiol, e o hormônio sintético da pílula anticoncepcional é o etinilestradiol ou o valerato de estradiol, por exemplo. Nosso corpo produz testosterona, e a indústria criou o cipionato de testosterona. Nosso corpo produz a tiroxina (hormônio T4), e a indústria criou a levotiroxina sódica. O corpo produz progesterona, e a indústria farmacêutica criou o levonorgestrel, gestrinona, os implantes hormonais sintéticos, e etc, a lista é imensa. Como nosso corpo não produz essas substâncias (medicamentos patenteados pela indústria farmacêutica), efeitos colaterais são bastante comuns com o uso de tais drogas, pois aumentam o processo inflamatório no corpo (nosso corpo não produz e não reconhece essas substâncias).

Todavia, ao utilizarmos hormônios bioidênticos, temos a certeza de que estamos devolvendo ao nosso organismo exatamente aquilo que é produzido por ele, melhorando a nossa saúde, sem medicamentos, e sem efeitos colaterais.

Hormônio é uma palavra de origem grega que significa “o que coloca em movimento” (HORMON), “impulso, início” (HORME). Portanto HORMÔNIOS são substâncias químicas mensageiras produzidas pelas glândulas e que "colocam nosso corpo em movimento" (fazem nosso corpo funcionar). Cada hormônio produzido pelo corpo humano tem funções específicas, seja de regular o crescimento, a vida sexual, o desenvolvimento e o equilíbrio interno.

Nosso corpo tem um sistema de controle das nossas funções básicas através dos hormônios, e os nossos principais hormônios, os hormônios esteroides, são produzidos a partir do colesterol. Eles servem como um sistema de comunicação interna entre as células em todo o corpo, e coordenam tudo, desde a digestão e crescimento, até o apetite, imunidade, humor e libido. Então, quando nossos hormônios estão desequilibrados, mesmo que ligeiramente, isso pode ter um grande impacto em nossa saúde e bem-estar.

À medida que vamos envelhecendo, a produção de hormônios vai diminuindo, e isso interfere na qualidade do nosso sono, libido, disposição, humor, etc. E se nossos hormônios diminuíram ou estão desequilibrados, é por esse motivo que o nosso corpo vai deixando de ter alguns dos combustíveis mais importantes e necessários na quantidade suficiente para funcionar, e com isso surgem diversos sintomas de que algo não está bem.

E então o que normalmente é feito quando esses sintomas surgem? Se você está depressivo, existem os antidepressivos, se você está com pressão alta toma anti-hipertensivo, se está com inflamação toma um anti-inflamatório, e por aí vai. No entanto, QUAL É A CAUSA de todos esses sintomas? É a falta dos hormônios essenciais à nossa vida, os combustíveis para o funcionamento da grande máquina que Deus criou, o nosso corpo! Medicamentos são muito úteis para aliviar sintomas, porém nosso corpo não foi projetado para viver com medicamentos!

Não seria muito melhor (e ideal) simplesmente devolvermos para o nosso corpo aquilo que ele precisa para funcionar? Os combustíveis originais e corretos para a nossa máquina? O que um combustível adulterado faz no funcionamento de uma máquina perfeita? Pense nisso!

A vida sem medicamentos, e com saúde, é a melhor escolha. Avaliar as disfunções do nosso corpo e corrigir essas disfunções tratando a nossa saúde é o ideal, pois conseguimos tratar diretamente as causas das alterações da nossa saúde, e não apenas os sintomas das doenças.

Até pouco tempo atrás, ainda no século XX, nada se ouvia falar sobre a influência dos hormônios esteroidais na Odontologia. Porém atualmente sabemos através de dezenas de pesquisas científicas que os hormônios têm um papel fundamental na calcificação e formação óssea. Quando estamos expostos ao flúor, ocorre uma alteração no metabolismo ósseo.

Os hormônios da tireoide, paratormônio, calcitonina, T3, e testosterona, estradiol, estriol, vitamina D, GH, corticoides, estão todos envolvidos com a calcificação óssea. A calcitonina inibe a reabsorção óssea. O paratormônio, hormônio responsável pela reabsorção óssea, diminui quando suplementamos a vitamina D. A presença frequente de cáries e tártaro nos dentes é um claro indício de que os hormônios não estão funcionando no cumprimento do seu papel. Quando o cirurgião-dentista repõe esses hormônios em falta, ocorrerá um equilíbrio em todo o organismo, melhorando a saúde óssea e a inflamação sistêmica. Portanto, ao fazermos a reposição dos hormônios que estão em falta em nosso organismo, teremos mais saúde.

O câncer, por exemplo, está relacionado com a inflamação crônica e a calcificação. O uso de hormônios sintéticos, como os anticoncepcionais, está relacionado com maior inflamação crônica no organismo e risco de câncer aumentado. Na verdade, toda substância química estranha ao nosso corpo que usamos, mas que nosso corpo não produz, pode levar a uma inflamação crônica, causando agressão ao nosso corpo, e levando a alterações no funcionamento das nossas células, desequilíbrio hormonal, e por fim levando ao colapso e surgindo as doenças.

É muito importante na Odontologia, primeiramente, antes de pensarmos na reabilitação dos dentes, equilibrar a saúde e repor os hormônios em falta no organismo (de acordo com a lei federal 9965/2000 e resolução CFO 199/2019). Trabalhamos com os HORMÔNIOS BIOIDÊNTICOS, que são quimicamente iguais aos hormônios naturais produzidos pelo nosso corpo. Isso é de grande importância, pois quando damos ao nosso organismo aquilo que ele realmente precisa para funcionar, teremos muito mais saúde, sem o uso de medicamentos. 

Sabemos que todos os nossos hormônios esteroidais são fabricados a partir do colesterol. Daí podemos concluir que baixar o nosso colesterol não é uma boa ideia, visto que se não temos colesterol também não teremos hormônios, e se não temos hormônios não temos saúde. Pesquisas recentes têm mostrado que níveis baixos de colesterol LDL (chamado erroneamente de colesterol ruim), têm associação com perda da memória e maior risco de desenvolver demência. Nosso corpo funciona com colesterol, hormônios, vitaminas, somos uma máquina que funciona com os combustíveis originais, jamais com medicamentos.

Durante a menopausa (nas mulheres) e andropausa (nos homens) a saúde óssea é muito comprometida. Dependendo do nosso estilo de vida, esse processo natural pode ocorrer mais cedo ou mais tarde, afetando diretamente a produção hormonal. A deficiência hormonal leva a uma reabsorção (perda) óssea aumentada. Queda hormonal significa uma ameaça à saúde óssea, e os hormônios são essenciais na fisiologia e metabolismo ósseo. Não é o caso de simplesmente repor o cálcio, é algo muito mais complexo. Desse equilíbrio da saúde óssea depende todo o resultado do tratamento odontológico, principalmente nos casos de implantes.

É muito importante portanto o equilíbrio da saúde integral em primeiro lugar, para que o tratamento odontológico dê certo. Uma gengiva que sangra, cárie, perda óssea ao redor de dentes, inflamação na boca, são coisas que de forma alguma estão ligadas exclusivamente à higiene. De fato, não há como separar a boca do restante do corpo, e tudo que entra pelo nariz e pela boca vai afetar a saúde do corpo inteiro, e tudo que age no corpo inteiro, através do sangue, irá interferir na saúde da ATM, dos ossos, dentes e gengiva.

Página Tratamentos
Telefone:

WhatsApp:

(19)991383618

Horário de funcionamento:

Consultas presenciais e on-line. 

Acompanhe nossas redes sociais:


Baixe agora mesmo o nosso ebook e conheça mais a nossa abordagem



© Copyright 2024 - Dr Daniel De Assis Odontologia Biológica e Ortomolecular - by Santarosa Web Designer - All Rights Reserved