A IMPORTÂNCIA DA TESTOSTERONA


A testosterona é um hormônio esteroide produzido por homens e mulheres, sendo de maior predominância no sexo masculino. À medida que vamos ficando mais velhos, a partir dos 18 anos, a nossa produção de hormônios esteroides diminui, e por isso vamos envelhecendo. Queda de cabelo, falta de disposição, cansaço, fadiga constante, etc são alguns sintomas da falta de testosterona.

A testosterona tem importantes funções vitais em nosso corpo. Nas mulheres, por exemplo, é a partir da testosterona que são fabricados os estrógenos responsáveis pelas características femininas. Quando uma mulher toma anticoncepcionais isso causa um desequilíbrio em toda a produção hormonal fisiológica, e sem testosterona também não há produção de estradiol, e consequentemente a deficiência dos hormônios naturais também comprometerá o funcionamento da tireoide, já que essa importante glândula depende da ação de testosterona, estradiol e progesterona para cumprir suas funções.

Além de melhorar a atividade sexual, a testosterona também melhora a qualidade do nosso sono. Em contrapartida, uma boa noite de sono também favorece maiores níveis de testosterona. Medicamentos para dormir, por exemplo, diminuem os níveis de serotonina, e consequentemente também de testosterona. Baixos níveis de testosterona também foram associados com maior índice de apneia do sono. Sempre foi muito comum na Medicina do passado o tratamento apenas dos sintomas, como por exemplo, ao invés de repor os níveis de testosterona e corrigir a respiração e posição da língua em uma pessoa com apneia, costumava-se indicar o uso de um aparelho chamado CPAP (Continuous Positive Airway Pressure).

A deficiência de testosterona em nosso corpo está também associada com a formação de “pedras” na vesícula, pois na falta de testosterona e estradiol a tireoide não irá produzir o hormônio calcitonina, que é o hormônio responsável pela deposição de cálcio nos ossos. Na deficiência da calcitonina ocorre um processo de desenvolvimento da osteoporose. É por esse motivo que as mulheres na menopausa desenvolvem a osteoporose, devido à falta da testosterona, e a função da tireoide na produção da calcitonina é prejudicada, aumentando assim a remoção do cálcio dos ossos através do paratormônio (hormônio que retira cálcio dos ossos). O estradiol também influencia na remoção do excesso de cálcio do organismo pela urina, e se está faltando calcitonina e testosterona, o cálcio em excesso não é eliminado do organismo, e ficará circulando pelo corpo, causando calcificações em locais indesejados, como os cálculos na vesícula, pedras nos rins, calcificações na tireoide, placas de ateroma nas artérias, tártaro nos dentes etc. Se a causa de tudo isso é a falta de hormônios esteroides, por que muitas pessoas removem suas vesículas, removem a tireoide, perdem um rim, perdem dentes? Não seria mais óbvio corrigirmos o metabolismo, devolvendo para o organismo os combustíveis que precisamos para funcionar, tratando as causas dessas disfunções, e devolvendo a saúde? É preciso tratar as causas, e não as consequências.

O cálcio não deveria ficar circulando no corpo, e sim permanecer nos ossos e nos dentes. As mulheres que usam anticoncepcionais têm a sua produção de testosterona prejudicada, e na falta do estradiol terão um maior risco de trombose. Pessoas com baixos níveis de testosterona terão maior risco de cálculo dental, cálculo renal, cálculo biliar, e nódulos nas mamas e na tireoide.

A testosterona tem uma importante função no emagrecimento, possui ação anti-inflamatória e analgésica, alivia as dores articulares, induz a formação óssea, ajuda a combater a apneia do sono, melhora a memória e a massa muscular, e possui efeito antidepressivo. Outro grande benefício da testosterona em nosso corpo é na preservação e reparação dos nossos telômeros (extremidades dos cromossomos), que vão se encurtando à medida que envelhecemos. E ao envelhecermos a nossa produção de testosterona diminui, e se nossa produção de testosterona diminui envelhecemos. Daí a importância de fazermos a reposição desse hormônio tão importante. No entanto essa reposição deve ser feita com os hormônios bioidênticos, que são iguais aos que o nosso corpo originalmente produz. Os hormônios sintéticos, como por exemplo o cipionato de testosterona, são apenas parecidos com a testosterona verdadeira, porém como não são naturais, são criados pela indústria, possuem efeitos colaterais, e nosso corpo não os reconhece, e é por esse motivo que surgem inúmeros efeitos colaterais, favorecendo o aparecimento de doenças, inclusive o câncer. Implantes hormonais sintéticos, gestrinona, tibolona, DIU de Mirena, anticoncepcionais, anabolizantes, etc, são todos sintéticos. Nosso corpo não produz essas coisas, e, portanto, ao colocarmos algo estranho dentro do corpo ele irá reagir de alguma maneira em 100% dos casos.

A reposição hormonal voltada para a manutenção da saúde somente deve ser feita com o uso dos hormônios bioidênticos, que são os mesmos que nosso corpo produz, sem efeitos colaterais. Na Odontologia essa reposição é muito importante, pois os hormônios esteroides estão intimamente relacionados com a saúde da gengiva, nervos e ossos, e se não tivermos saúde na gengiva e nos ossos da boca, fatalmente teremos perda de dentes e de implantes dentários.

Página Tratamentos
Telefone:

WhatsApp:

(19)991383618

Horário de funcionamento:

Consultas presenciais e on-line. 

Acompanhe nossas redes sociais:


Baixe agora mesmo o nosso ebook e conheça mais a nossa abordagem



© Copyright 2024 - Dr Daniel De Assis Odontologia Biológica e Ortomolecular - by Santarosa Web Designer - All Rights Reserved