TRATAMENTOS COM LASER


O LASER terapêutico é uma luz específica que tem afinidade pelas células, fornecendo uma energia extra para o funcionamento adequado das células. Diante de qualquer lesão de um tecido ou órgão, o LASER terapêutico consegue acelerar o processo de cicatrização e reparo. Durante o tratamento oncológico com radioterapia e quimioterapia, ocorre morte celular, inclusive de células normais do corpo, principalmente na boca, e a aplicação da laserterapia em toda a mucosa bucal consegue prevenir a mucosite oral,  lesão ulcerada que comumente ocorre devido à agressividade do tratamento do câncer.

Todos nós vemos que a luz tem efeitos sobre os seres vivos. Basta observar como as plantas crescem em direção à luz do sol, e como todos nós seres humanos produzimos vitamina D ao tomar um pouco da luz do sol por dia. Dessa forma, em nós a luz também pode contribuir para melhorar a nossa saúde e trazer benefícios para nosso corpo.

LASER é uma sigla que significa Light Amplification by Stimulated Emission of Radiation (Amplificação da Luz por Emissão Estimulada de Radiação), ou seja, um tipo especial de luz que ao ser aplicada sobre uma parte viva do corpo produz um efeito benéfico. Existem dois tipos de LASER, os de alta potência, que geralmente produzem calor, e são mais utilizados em cirurgias (por exemplo para cortar, ou para “quebrar as pedras dos rins”), e os LASERs de baixa potência ou terapêuticos, utilizados em tratamentos de várias alterações do normal, como dores, feridas e ferimentos, bem como na prevenção de vários males.

O LASER terapêutico pode ser utilizado em várias áreas relacionadas com a saúde, como a Medicina, a Fisioterapia, a Medicina Veterinária e a Odontologia. O LASER estimula as células vivas a se regenerarem com maior facilidade e rapidez, pois a luz LASER tem efeitos analgésicos e anti-inflamatórios, como se fosse um remédio, mas de aplicação local e sem efeitos colaterais. Sabendo desse princípio, podemos tratar muito mais facilmente feridas como aftas e herpes labial, e mesmo preveni-las. Também podemos tratar sensibilidades que causam dores de dentes, tratar paralisias faciais e dores musculares, dores crônicas, nevralgias, e fazer com que a cicatrização após cirurgias seja muito mais rápida.

O LASER terapêutico vermelho melhora a circulação do sangue no local da aplicação, e quando aplicado na corrente sanguínea estimula a maior oxigenação do sangue e melhora a resistência do organismo, combatendo radicais livres causadores de envelhecimento precoce e doenças. Já o LASER terapêutico infravermelho é muito eficaz no tratamento de alterações em músculos, nervos, ossos e articulações, podendo tratar com eficácia dores e paralisias, e melhorar a cicatrização dos implantes dentais.

Da mesma forma que a luz do sol age nas plantas e em nossa pele, todas as outras células do nosso corpo também apresentam receptores sensíveis à luz, que quando ativados com o tipo e a quantidade de luz certa são capazes de recuperar mais rapidamente o funcionamento normal após um ferimento ou agressão. A luz LASER pode ativar as células do organismo para cicatrizarem e voltarem ao funcionamento normal muito mais rápido, e assim controlar a inflamação e a dor. 

Conheça os benefícios dos tratamentos com LASER: eficiência e resultados rápidos e indolores para a sua saúde!

Inúmeras são as vantagens e aplicações dos tratamentos com LASER. Estes são apenas alguns dos benefícios que o tratamento com a laserterapia pode proporcionar na Odontologia: tratamento e alívio de dores crônicas de músculos e articulações (ATM), nevralgias do nervo trigêmeo, paralisias faciais, perdas de sensibilidade na região da boca, prevenção, tratamento e cicatrização de feridas como aftas e herpes, melhorar a cicatrização após cirurgias, tratamentos de infecções nos canais dos dentes e na gengiva (terapia fotodinâmica), alívio da sensibilidade nos dentes, alívio da dor com o uso de aparelhos e movimentação mais rápida dos dentes, mucosite (inflamação e descamação da boca) e feridas na boca de pessoas sob tratamento de câncer e quimioterapia, após a colocação de implantes para melhorar a cicatrização, dentre outras aplicações. Trata-se de uma opção de tratamento extremamente moderna e de aplicação rápida e indolor.

Sintomas dolorosos de origem muscular, articular, e nevralgias respondem muito bem ao tratamento com a Laserterapia. A luz infravermelha do LASER age na origem da dor, causando efeito analgésico e regenerando as regiões com lesão.

Cada tipo de situação necessita de um tempo e uma intensidade de luz adequada para que seja absorvida pelas células danificadas. Quando a luz penetra nas células, ao invés delas produzirem substâncias que vão gerar a dor e a inflamação, passa-se a haver um incentivo à cicatrização. Dessa forma, muitas vezes não é nem necessário tomar-se analgésicos e anti-inflamatórios para a dor, pois o LASER trata a causa da dor no local.

Uma das aplicações do LASER é na chamada terapia fotodinâmica (Photodynamic Therapy - PDT). Trata-se de um tratamento com a luz do LASER onde um corante azul (agente fotossensível) é aplicado sobre um local infeccionado, tornando os microrganismos do local corados de azul e sensíveis à luz do LASER vermelho. Assim os microrganismos morrem, tendo o mesmo efeito que quando se toma um antibiótico. A diferença é que a aplicação é local, sem efeitos colaterais.

Essa técnica é utilizada desde a década de 60 na Medicina com o objetivo de combater tumores. A terapia fotodinâmica tem com objetivo eliminar bactérias, vírus, fungos e parasitas, sem afetar as células saudáveis do corpo e sem o uso de medicação.

Como funciona a terapia fotodinâmica? O corante é aplicado sobre o local infectado e na sequência a radiação LASER é realizada. A energia da luz LASER é absorvida pelo corante e transferida ao oxigênio, produzindo radicais livres que causam a morte dos microrganismos.

Quais são as vantagens do tratamento? Possui ação antimicrobiana sem o uso de medicamentos ou antibióticos, evita a resistência microbiana, é seguro por não ser tóxico, a aplicação é sem dor nem desconforto, e os resultados são rápidos.

O corante utilizado é o azul de metileno em baixa concentração e não possui nenhuma toxicidade. O LASER utilizado é o LASER vermelho de baixa intensidade (LASER terapêutico), com o uso de óculos específicos devido à luz, e não há nenhum efeito colateral.

A quantidade de sessões necessárias varia em cada caso, mas geralmente de 1 a 3 sessões é suficiente.

As indicações para a terapia fotodinâmica são:

-Doença periodontal (gengiva com sangramento e pus);

-Endodontia (descontaminação de canais dos dentes);

-Peri-implantite (Inflamação ao redor de implantes);

-Cirurgias (Ação antimicrobiana local);

-Cáries (prevenção e descontaminação de cáries);

-Lesões bucais (Feridas infeccionadas, herpes, afta);

-Vírus (Herpes e outros);

-Fungos (Candidíase, estomatite protética).

Uma utilização da luz LASER de maneira sistêmica (atingindo o corpo todo) é a técnica chamada ILIB (irradiação intravascular do sangue com LASER). Nessa técnica, a luz LASER vermelha é aplicada com o auxílio de uma pulseira na região da artéria radial, que passa pelo punho, e os efeitos são o melhor transporte de oxigênio pelas hemácias do sangue, melhorando a oxigenação celular, o sistema imunológico, e o sistema antioxidante. Com esse tratamento ocorre melhora no estado de saúde geral, na autoestima e qualidade de vida, combatendo os radicais livres que causam doenças e envelhecimento precoce. Também é chamada de Terapia antienvelhecimento. Pode ser realizada por qualquer pessoa em qualquer idade.

A laserterapia sistêmica beneficia os tratamentos médicos e odontológicos. As indicações da laserterapia sistêmica são as seguintes: recuperação cirúrgica, tratamentos periodontais, estresse, insônia, fadiga, drenagem linfática, rejuvenescimento, complicações do diabetes, asma, bronquite, problemas respiratórios, complicações cardíacas e vasculares, recuperação de atletas, melhorar a performance física, artrite, fibromialgia e outras doenças inflamatórias.

A mucosite oral é uma complicação frequente em pacientes submetidos a radioterapia de cabeça e pescoço, quimioterapia e transplantados de medula óssea. Ela consiste em muitas aftas e ulcerações que podem ocorrer em todo o trato gastrointestinal, mais comumente na boca e garganta. A dor e desconforto prejudicam a alimentação, deglutição e fala. Além disso ocorre um aumento do risco de infecções oportunistas.

A mucosite oral prejudica a qualidade de vida e, dependendo da sua severidade, pode interromper o tratamento oncológico. Ausência de saliva, ardência bucal, perda de paladar, dificuldade de abertura bucal são sintomas comuns que podem ser tratados ou prevenidos com a laserterapia.

A laserterapia é uma técnica cientificamente comprovada que previne e trata a mucosite oral e outras complicações decorrentes do tratamento oncológico. O tratamento com o LASER diminui a dor e a inflamação, acelera a cicatrização, previne o aparecimento de lesões, melhora a salivação, e ameniza os efeitos da radiação. O tratamento é indolor, sem desconforto, seguro e realizado com LASER de baixa intensidade. Não apresenta efeitos colaterais quando realizado corretamente.

O ideal é procurar o tratamento antes de iniciar as sessões de quimioterapia e radioterapia, pois desta forma poderá ser instituído um protocolo de prevenção, evitando lesões, infecções oportunistas e outras complicações do tratamento oncológico.

Caso você já tenha iniciado a radioterapia e ou a quimioterapia, e já está com aftas, você pode iniciar o tratamento com LASER imediatamente para evitar que as lesões se agravem. Assim conseguiremos também evitar futuras lesões bucais.

Algumas manifestações bucais decorrentes do tratamento oncológico possíveis de serem tratadas ou prevenidas com LASER:

-Aftas bucais (mucosite oral);

-Boca seca (xerostomia);

-Dificuldade para comer e falar;

-Aumento na incidência de cárie;

-Infecções oportunistas;

Hipersensibilidade dentária;

-Dificuldade para abrir a boca (trismo);

-Inchaço;

-Dor facial;

-Alteração no ouvido;

-Queimaduras na pele.

o que é laserO QUE É LASER?

 

radioterapiaLASER DURANTE O TRATAMENTO DO CÂNCER

 

ilibILIB - LASERTERAPIA SISTÊMICA

 

infecçãoTERAPIA FOTODINÂMICA COM LASER (PDT)

 

TRATAMENTOS COM LASER NA ODONTOLOGIA

Página Tratamentos
Telefone:

WhatsApp:

(19)991383618

Horário de funcionamento:

Consultas presenciais e on-line. 

Acompanhe nossas redes sociais:


Baixe agora mesmo o nosso ebook e conheça mais a nossa abordagem



© Copyright 2024 - Dr Daniel De Assis Odontologia Biológica e Ortomolecular - by Santarosa Web Designer - All Rights Reserved