A VITAMINA K2, DENTES E PEDRAS NOS RINS


Alterações no metabolismo ósseo influenciam diretamente a saúde de ossos, gengiva e dentes. Sabemos há muito tempo que a vitamina D (que na realidade é um hormônio esteroide) é essencial para a calcificação do tecido ósseo. O que não se sabia até alguns anos atrás era que a vitamina D não age sozinha, mas ela trabalha junto com a vitamina K2, e juntas são responsáveis pela saúde óssea, juntamente com os hormônios testosterona e estradiol. Pessoas que têm falta desses nutrientes são fortes candidatas a terem a sua saúde óssea e gengival comprometida, o que afetará diretamente na saúde de dentes e implantes.

Níveis baixos de vitamina D têm sido relacionados ao risco de cárie dentária nas crianças e doença periodontal nos adultos. A vitamina D auxilia na absorção de cálcio no intestino, e sem vitamina D os ossos e os dentes perdem cálcio. A vitamina D controla os hormônios e o crescimento celular, regula a digestão e o microbioma do intestino, ajuda a manter o equilíbrio da saúde, influencia no metabolismo, fortalece o sistema imunológico contra infecções respiratórias, câncer, doença cardíaca, diabetes, e possui ação neurológica. Há evidências de que a vitamina D ajuda a prevenir o câncer, a doença de Alzheimer, e a esclerose múltipla. Baixos níveis de vitamina D estão associados a obesidade, síndrome do intestino irritável, doença celíaca, colite ulcerativa e doença de Chron.

Muitas pessoas com boa higiene oral costumam apresentar cálculo dental (placa bacteriana calcificada sobre os dentes), enquanto outras mal escovam seus dentes e não formam cálculo. Isso significa que o cálculo dental é muito mais um sinal de que o corpo não está conseguindo colocar o cálcio realmente no lugar onde ele precisa estar, do que um indicador de higiene oral. No entanto o simples fato de suplementar cálcio e vitamina D não se mostrou suficiente para manter os ossos saudáveis, pelo contrário, aumentou o risco de doença cardíaca. Foi somente no ano de 2005 que descobriu-se que a vitamina K2 estava associada com 52% menor risco de calcificação da aorta, 51% menor risco de doença coronariana, e 26% menor risco de mortalidade. Agora sabemos que a vitamina K2 é essencial para os ossos, ativando a osteocalcina, que ajuda a carregar cálcio pra dentro dos ossos. Na falta da vitamina K2 o nosso corpo não consegue colocar o cálcio onde realmente precisa. A vitamina K2 previne a formação de cálculos nos rins, e também a formação de pedras na vesícula e ajuda a proteger do câncer de próstata. Quando você tártaro se formando em seus dentes, pense que também podem estar se formando cálculos nas suas artérias ou outros tecidos do seu corpo. A formação de cálculo nos dentes é um sinal da deficiência de vitamina K2 no organismo.

A boca é a porta de entrada do corpo, portanto ela nos mostra quando estamos doentes ou se temos saúde.

Página Tratamentos
Telefone:

WhatsApp:

(19)991383618

Horário de funcionamento:

Consultas presenciais e on-line. 

Acompanhe nossas redes sociais:


Baixe agora mesmo o nosso ebook e conheça mais a nossa abordagem



© Copyright 2024 - Dr Daniel De Assis Odontologia Biológica e Ortomolecular - by Santarosa Web Designer - All Rights Reserved